A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta aliada no tratamento de traumas e sequelas neurológicas e psicológicas. Conforme explica o nosso neuropsicólogo, Henrique Domingues, através de sessões com o paciente, dois neuropsicólogos realizam testes e entrevistas com a finalidade de identificar alterações ou déficits de habilidades relacionadas ao cérebro, como a memória, a atenção, a linguagem e até funções executivas.
Essa ferramenta é aplicado pelo neuropsicólogo para casos como:
- Detecção de distúrbios relacionados à demência, acidente vascular cerebral e traumatismo cranioencefálico.
- Diferenciação entre síndromes psicológicas e neurológicas.
- Monitoramento da recuperação cognitiva após uma lesão neurológica.
- Avaliação do funcionamento cognitivo.
- Criação de planos de reabilitação para lidar com dificuldades da rotina.
- Avaliação da capacidade de retorno às atividades cotidianas, como dirigir, trabalhar e realizar tarefas de forma independente.
Essa é uma ferramenta muito importante na reabilitação de pacientes que tenham sofrido traumas neurológicos ou que convivem com os danos causados por doenças neurológicas.
A partir da abordagem em dupla, é possível ter uma visão mais ampla sobre o quadro e a capacidade cognitiva e emocional do paciente, ajudando a planejar as intervenções relacionadas ao tratamento junto ao neurologista. Arraste para o lado e saiba mais sobre essa ferramenta disponível em nossa clínica.