Varizes, o que são?

por | ago 24, 2020 | Varizes

Varizes, o que são? Quais as causas e tratamentos?

Todo ser humano possui dois tipos de vasos que transportam o fluxo de sangue: as artérias e as veias. Porém, quando as válvulas apresentam defeitos, fazem com que o sangue retorne para baixo, não transportando adequadamente o sangue que retorna ao coração. Quando isso ocorre, pode resultar em acúmulo de sangue nas veias, que ficam dilatadas e varicosas, formando as varizes, podendo estas serem de baixo, médio e alto calibre.

Todas as veias do corpo podem apresentar o mesmo problema, porém, é mais comum de serem afetadas nas pernas e pés, já que ficar em pé ou sentado por longos períodos aumenta a pressão das veias no local.

Quando as válvulas apresentam defeitos, podem ocorrer de uma maneira mais leve, no caso dos vasinhos, onde o problema é somente estético. Porém, as varizes mais sérias podem apresentar maiores complicações.

Estas alterações, por sua vez, acarretam sensação de peso, cansaço, queimação, dormência e inchaço. Esses sintomas não ocorrem somente por varizes.

Tipos e causas:

As varizes podem ser multifatoriais, ou seja, podem surgir de diversas causas. As causas mais comuns de varizes em membros inferiores são obesidade, sedentarismo, fatores genéticos e ambientais da vida do indivíduo. Levam a dilatações de diversos níveis, desde os vasos mais calibrosos e tortuosos até as telangiectasias que são os populares “vasinhos”, tão temidos pelos pacientes.

Não podemos esquecer as causas de varizes provenientes da região abdominal, chamadas de varizes pélvicas, um importante diagnóstico diferencial na origem desta doença.

As varizes pélvicas, são aquelas que aparecem na região pelve, principalmente em órgãos femininos como útero, ovário e trompas.

E as varizes esofágicas são veias de calibre aumentado no esôfago, órgão responsável por 10 a 15% da circulação dos membros inferiores.

Complicações:

Mesmo que em grande parte as varizes sejam apenas problemas estéticos, todo cuidado é essencial. O problema pode surgir lentamente, mas pode evoluir para uma fase mais avançada. As principais complicações são:

>> Úlceras Venosas, que são feridas que possuem grande dificuldade em cicatrizar.

>> Trombose Venosa Profunda, formada por coágulos nas veias profundas dos membros inferiores.

>> Eczema Venoso, inflamação aguda ou crônica que gera coceira e vermelhidão.

>> Dermatite Ocre, onde o sangue fica represado na parte inferior da perna, aumentando a pressão local.

>> Insuficiência Venosa, que quando evolui, pode apresentar piora nos sintomas de dor e inchaço.


Mas quem é o médico responsável por diagnosticar e tratar as varizes?

O Angiologista! O especialista é o médico capaz de prevenir, diagnosticar e tratar doenças relacionadas a todo sistema circulatório, ou seja, veias, artérias e ductos linfáticos. Ele orienta mudanças no estilo de vida para prevenção de problemas circulatórios futuros, como varizes, aneurismas, aterosclerose (acúmulo de gorduras nas artérias), acidente vascular cerebral (AVC), edemas de origem diversas e inflamações dos vasos (vasculites).

Diagnóstico:

O diagnóstico é realizado pelo Angiologista, podendo ser feito através de um exame clínico ou um exame de ultrassom Doppler Colorido, que avalia e analisa o fluxo sanguíneo do local.

Tratamento:

Os tratamentos variam pela gravidade de cada caso. Muitas vezes podem ser tratados com medidas de autocuidado, como exercícios físicos, boa alimentação e evitar longos períodos em pé ou sentado.

O tratamento deve ser individualizado e estadiado com Ultrassonografia Vascular, podendo ter indicações cirúrgica ou apenas estética.

O tratamento estético consiste nas famosas “aplicações“, que podem ocorrer com vários tipos de medicamentos, cada qual com sua indicação específica e também, mais modernamente, o tratamento com laser associado.

Já em casos mais graves, uma cirurgia pode ser necessária, evitando que o vaso dilatado se torne uma trombose, colocando em risco toda a circulação do local.

Você sofre com esse problema? Consulte um Angiologista e fique de olho na sua saúde!

Posts Recentes

Super idosos: Quando o cérebro é mais jovem que o corpo.

Super idosos: Quando o cérebro é mais jovem que o corpo.

Na contramão do que muitos pensam, existe um grupo de pessoas que têm o cérebro comparável ao de alguém cerca de 30 anos mais jovem. Os “superidosos” são pessoas por volta dos 80 anos que apresentam uma capacidade de memória acima do esperado para a idade. Isso é o...

ler mais

Acompanhe nas redes sociais

×