Na contramão do que muitos pensam, existe um grupo de pessoas que têm o cérebro comparável ao de alguém cerca de 30 anos mais jovem. Os “superidosos” são pessoas por volta dos 80 anos que apresentam uma capacidade de memória acima do esperado para a idade. Isso é o que mostra um artigo do Journal of Neuroscientist, onde um estudo realizado na Espanha avaliou a capacidade cerebral de um grupo de 64 superidosos e 55 idosos com a capacidade dentro do esperado.
Segundo a nossa especialista, Dra Daiana Paola Perin, o artigo aborda como um dos principais fatores para esse desempenho a menor atrofia cerebral – que é o encolhimento comum à idade e volumes maiores em regiões ligadas à memória. Ainda não se sabe ao certo o que leva a essa diferença no envelhecimento cerebral dessas pessoas, mas alguns pontos como hábitos saudáveis e uma vida mais ativa ao longo da meia-idade podem ter contribuído para esse bom desempenho.
Você quer saber como está a sua saúde cerebral e se a sua memória está em dia? Agende uma consulta com um neurologista e tire todas as suas dúvidas. Cuidar do seu cérebro para uma velhice mais saudável começa agora!