A saúde cerebral também depende da saúde de todo o corpo e, claro, do coração. Por isso, quando o paciente tem um quadro cardíaco, o risco de desenvolver um problema vascular cerebral aumenta.
Além disso, o estilo de vida que leva ao desenvolvimento de problemas cardíacos, como o tabagismo, e o controle de doenças como hipertensão, são fatores que refletem também na saúde cerebral.
Conforme explica a nossa neurologista, Dra. Daiana Perin, o risco de AVC é maior em quem tem doenças como infarto com enfraquecimento do coração, doença nas válvulas, além de outras cardiopatias.
Ainda, a cardiologista da Neuro Litoral, Dra. Julia Bortolin, lembra que um quadro de doença cardíaca, como arritmia, pode ser um fator de risco ao AVC, já que a condição leva a formação de coágulos que podem provocar um Acidente Vascular Cerebral.
O mais importante nesses casos é procurar um especialista assim que surgir sintomas. Também, é essencial que pacientes com problemas cardíacos mantenham suas consultas em dia.
Se você suspeita de alguma alteração na saúde, conte com a nossa equipe!