Os casos de Acidente Vascular Cerebral entre pessoas mais jovens vem crescendo no Brasil. Mesmo sendo mais comum em pessoas com idade avançada, a segunda causa de óbitos no país vem se mostrando crescente entre pessoas com menos de 45 anos. Isso acende um alerta sobre o estilo de vida e os cuidados preventivos.
Para você entender como o AVC é causado, é preciso saber que existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebral, o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro tipo, AVC isquêmico, é o responsável pela maior parte dos casos. Ele acontece quando um vaso sanguíneo é bloqueado por um coágulo ou por placas de gordura. Nestes casos, a hipertensão arterial também é um fator de risco.
Já o AVC hemorrágico é menos comum. Nessa situação, ocorre o rompimento de um vaso sanguíneo que leva ao derramamento de sangue no cérebro ou nas meninges – membrana que recobre o cérebro, podendo causar lesões ainda mais graves.
Os sinais de um AVC podem ser diferentes, dependendo da área cerebral afetada, os mais comuns são: boca e rosto assimétrico, dificuldade de fala, perda da força em um dos lados do corpo, dificuldade de locomoção, dificuldade para erguer os braços, formigamento e alterações visuais.
Se você sentir algum desses sintomas ou reconhecer os sinais em outra pessoa, procure uma emergência médica o mais rápido possível. Lembre-se que a melhor forma de prevenir um AVC é mudando os hábitos que não contribuem para a sua saúde.