Distonia é uma doença que acomete o sistema nervoso. É um distúrbio neurológico que afeta os movimentos causando contrações involuntárias persistentes.
Falando assim, pode parecer confuso entender o que é distonia. De forma mais simplificada, podemos dizer que esse é um problema motor que se origina no cérebro.
Mais ou menos assim:
Os comandos de movimento emitidos pelo cérebro não chegam ao músculo de forma correta. Acontece uma falha de comunicação com duas consequências possíveis: ou há uma inibição nos movimentos ou ocorrem movimentos involuntários, movimentos que a pessoa a princípio não queria realizar.
As causas da distonia podem ser variadas.
Há a distonia sem causa definida e que não está associada a outras doenças de ordem neurológica. Neste caso, não há lesão cerebral. A pessoa está em perfeitas condições mentais.
As distonias secundárias, por sua vez, podem acontecer após um AVC, traumatismo craniano, doença de Parkinson e tumores.
Alguns sintomas de distonia:
- Cãibras
- Tremores
- Problemas na escrita
- Dificuldade ao segurar objetos
- Dores
- Aumento do músculo
- Posturas incomuns, como desvio no pescoço
A melhor forma de entender e tratar a distonia é procurar auxílio de um médico neurologista. É ele quem irá identificar o tipo específico de distonia e indicar o melhor tratamento.