Um passo importante para o diagnóstico de Alzheimer! Chegou ao Brasil o novo exame que detecta a doença, PrecivityAD2, o primeiro realizado através da coleta de sangue, possibilitando uma abordagem menos invasiva do que parte dos exames disponíveis hoje.
Através dessa nova tecnologia, é possível detectar alterações nas proteínas que têm relação com a doença, como a beta-amiloide, a tau e tau fosforilada, isso é o que qualifica o exame como uma ferramenta de diagnóstico, não somente de risco, como outros exames de sangue que existem hoje e que podem ser imprecisos no diagnóstico positivo.
Disponibilizado na rede privada de saúde, o PrecivityAD2 ainda está em fase de distribuição no Brasil. Nos EUA, o exame começou a ser aplicado em agosto deste ano.
É importante lembrar que o diagnóstico também depende de fatores clínicos e, normalmente, a suspeita se inicia a partir de queixas do paciente ou de familiares, especialmente relacionadas ao esquecimento e falhas de memória. Após a aplicação de testes neuropsicológicos, o neurologista pode solicitar a realização de outros exames para confirmar o quadro da doença.
Se você notar sintomas, busque auxílio especializado e conte com a nossa equipe!