O bom funcionamento cerebral está atrelado a diversos fatores da vida. Por isso, quando há um quadro de esgotamento mental, o nosso corpo todo pode sentir os sintomas disso. O exagero em alguns quesitos da vida podem levar à estafa mental, apresentando sintomas físicos como dor de cabeça e fadiga, além de indisposição e ansiedade.
Conforme a neurologista, Dra. Luciane Perez, quando uma pessoa se depara com esses sintomas e sensações, é importante ligar um alerta. Pois, nessa situação, é comum que aconteça um abuso de substâncias e padrões nocivos à saúde, como o consumo exagerado de álcool, a compulsividade alimentar e até mesmo o desgaste nas relações interpessoais.
Além disso, um quadro de estafa pode ser observado cada vez mais em jovens e até mesmo crianças. Hoje, com a facilidade de acesso a informações e o bombardeio de dados que isso provoca, o esgotamento mental pode ter um gatilho na palma da mão, a partir dos smartphones.
➡️ Pontos como mudança nos hábitos, prática de atividade física e busca por atendimento especializado são importantes para lidar com o problema.
Se você sente que não consegue mais agir como antes por conta de um cansaço ou esgotamento, procure ajuda médica.