Enxaqueca tem cura? Descubra tudo sobre a doença!

por | dez 9, 2021 | Neurologia

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça caracterizada por dores latejantes e pulsáteis. Normalmente é unilateral, mas pode ser bilateral. Enxaqueca não tem cura, mas tem tratamento.

Em alguns casos, a enxaqueca vem acompanhada de fotofobia (intolerância à luz), fonofobia (intolerância ao barulho), náuseas ou vômitos. As crises podem durar de 4 a 72 horas. 

Desde 2012 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a enxaqueca como uma doença incapacitante. Também de acordo com a OMS, a enxaqueca atinge cerca de 324 milhões de pessoas no mundo e cerca de 15% da população brasileira. 

Causas da enxaqueca

A enxaqueca é uma doença multifatorial. Existe um fator genético, mas este não é o único influenciador.

Situações de estresse, ansiedade, preocupação excessiva, falta de sono, oscilações hormonais, excesso de claridade, mudança rápida de temperatura e barulho alto também podem funcionar como gatilho para as crises. 

Como é feito o diagnóstico

Não existe um exame específico para diagnosticar a enxaqueca. Para identificá-la, é necessário analisar o histórico do paciente. O médico investiga hábitos, comportamentos, histórico familiar e os sintomas relatados. 

Algumas vezes podem ser pedidos exames como ressonância magnética e tomografia, mas eles servem apenas para descartar outras doenças.

Enxaqueca tem cura?

A enxaqueca não tem cura, mas tem tratamento e prevenção.

Depois de diagnosticada, o principal é identificar gatilhos das crises para evitá-los e adotar hábitos saudáveis. Por exemplo:

  • Ingestão de líquidos;
  • Prática regular de atividades físicas;
  • Atividades como ioga e pilates;
  • Relaxamento;
  • Momentos de lazer durante o dia;
  • Sono regular;
  • Alimentação equilibrada;
  • Evitar os gatilhos previamente identificados.

A frequência das crises de enxaqueca varia muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas têm crises uma vez por ano, já outras têm crises várias vezes ao mês. 

Para tratar das crises, podem ser usados analgésicos receitados pelo médico – lembre-se de não tomar nenhum medicamento sem indicação médica!

Outro comportamento comum para lidar com as dores é o de descansar em um quarto escuro e silencioso até a crise passar. 

Existem alguns tratamentos alternativos para a enxaqueca, mas eles devem ser indicados pelo médico. Por exemplo: termoterapia, laserterapia, correção postural, relaxamento muscular, acupuntura, entre outros. 

A combinação entre a prevenção e tratamentos sintomáticos e alternativos deve sempre ser acompanhada pelo médico responsável. 

Quando procurar ajuda?

É comum que se confunda outros tipos de cefaleia com enxaqueca. Porém, se você tem dores de cabeça constantes, mais de dois episódios por semana, deve procurar ajuda de médicos especialistas em saúde da cabeça.

Agende uma consulta!

Somos referência em tratamento de cérebro e coluna. Ente em contato e agende sua consulta.

Posts Recentes

Super idosos: Quando o cérebro é mais jovem que o corpo.

Super idosos: Quando o cérebro é mais jovem que o corpo.

Na contramão do que muitos pensam, existe um grupo de pessoas que têm o cérebro comparável ao de alguém cerca de 30 anos mais jovem. Os “superidosos” são pessoas por volta dos 80 anos que apresentam uma capacidade de memória acima do esperado para a idade. Isso é o...

ler mais

Acompanhe nas redes sociais

×