Você sabia que os sintomas da enxaqueca podem ser analisados em 4 fases distintas? Segundo a especialista da Neuro Litoral, Dra. Daiana Paola Perin, essa divisão caracteriza cada etapa da crise e também é uma ferramenta que ajuda a identificar quando a enxaqueca se aproxima.
Fase 1: período chamado de pródromo ou fase premonitória.
Os principais sintomas são: Fadiga, Dificuldade de concentração, irritabilidade, depressão, avidez por doces. Os sintomas podem aparecer até 72 horas antes da crise, cerca de 3 dias.
Fase 2: aura
A aura é uma manifestação neurológica localizada, que surge de forma gradual, podendo começar antes ou junto com a dor de cabeça. Esse sintoma é caracterizado por ser visual, motor ou sensitivo.
Fase 3: dor de cabeça
Uma dor extremamente forte que costuma afetar um dos lados da cabeça. Normalmente é nessa fase que o paciente busca por ajuda especializada. O pico de dor pode ocasionar náuseas, vômito, desconforto com a luz, sons e aromas.
Fase 4: período chamado de pósdromo ou resolução.
A última etapa da crise de enxaqueca costuma causar uma sensação de “ressaca”. É nesta fase que se sente fadiga, dificuldade de concentração, sonolência e até mesmo uma dor leve em toda a região da cabeça.
Caso você sofra com crises de enxaqueca, busque atendimento especializado o mais breve possível.