No Dia Nacional de Combate ao Colesterol Alto é importante ressaltar que essa condição está ligada com doenças cardiovasculares, aumentando as chances de infarto, e também com a saúde do cérebro. Estudos apontam que o colesterol alto também pode contribuir para a progressão de doenças como Alzheimer e para quadros de Acidente Vascular Cerebral – AVC.
No caso do Alzheimer, pesquisas recentes mostram que os altos níveis de colesterol contribuem para a formação de aglomerados tóxicos que prejudicam a transmissão de impulsos entre neurônios. Quanto ao AVC, os altos índices de colesterol podem gerar placas nas artérias cerebrais, que impedem a passagem do sangue, o que leva a um AVC.
Além do impacto neurológico, o colesterol alto também contribui para o surgimento de quadros de trombose e outras doenças cardiovasculares.
Por isso, é importante manter hábitos saudáveis, ter uma alimentação balanceada e fazer consultas de rotina com um especialista de sua confiança. A prevenção é sempre a melhor escolha!