Um Transtorno neurológico caracterizado por crises recorrentes e repentinas de atividade anormal do cérebro: as crises, que podem ser motoras ou não, podem se manifestar através de uma série de sinais e sintomas, sendo extremamente variável de acordo com a faixa etária, tipo de epilepsia, causas associadas. Espasmos musculares, perda de consciência, abalos (movimentos de tremor abrupto do corpo), postura rígida, parada comportamental, movimentos mastigatórios, dentre outros, podem ser presenciados.
Existem inúmeras causas para o início da epilepsia, dentre os fatores de risco mais prevalentes encontram-se as doenças cerebrovasculares, lesões intracranianas como tumor e malformações cerebrais, traumatismo craniano, uso de drogas, alcoolismo, doenças infecciosas, distúrbios metabólicos e alterações genéticas, essas cursando fortemente com história familiar positiva para epilepsia.
Embora seja uma entidade muito variável, que pode levar o paciente a grandes sequelas se não bem controlada, atualmente apresenta um arsenal terapêutico bastante amplo, com muitas medicações novas e tratamentos atuais diversificados para o controle das crises.
Quer saber mais sobre a Epilepsia? O neurologista é o especialista em poder te auxiliar e tirar tuas dúvidas!