Associada a distúrbios endócrinos, como resistência à insulina e diabetes tipo 2, a obesidade precisa ser tratada com cuidado e atenção.
A resistência à insulina, por exemplo, ocorre quando as células do corpo não respondem de forma adequada, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue. Com o tempo, isso pode levar ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, uma condição crônica que traz consigo uma série de complicações de saúde graves, incluindo doenças cardiovasculares, danos nos nervos e problemas oculares.
Ela também está ligada a distúrbios neurológicos, como a síndrome metabólica e doenças neurodegenerativas. A síndrome metabólica é uma condição caracterizada por uma combinação de fatores de risco, incluindo pressão arterial elevada, níveis elevados de açúcar no sangue, excesso de gordura abdominal e colesterol anormal. Esses fatores aumentam significativamente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e derrames, bem como de certas condições neurológicas, como demência e comprometimento cognitivo.
Neste Dia Mundial da Obesidade é fundamental falar sobre a importância de uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável: com o corpo em movimento e recebendo nutrientes adequados, é possível ter uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e bem-estar.