Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) realizada em 2019, estima o surgimento de quase 11 mil novos casos de câncer do sistema nervoso central para cada ano do triênio 2020-2022. Os tumores do sistema nervoso central são formados pelo crescimento de células anormais nos tecidos localizados no cérebro e na medula espinhal.
Antes de falar dos tumores que podem afetar o cérebro e o Sistema Nervoso Central (SNC), é necessário relembrar suas funções e importância.
No organismo, o sistema nervoso pode ser comparado a uma grande rede de comunicação. Ele percebe estímulos do ambiente e gera resposta às mais diferentes situações. É dividido em Sistema Nervoso Central e Periférico. Neste artigo, vamos falar apenas do primeiro.
O Sistema Nervoso Central é constituído pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e pela medula espinhal, ambos envolvidos e protegidos por três membranas denominadas meninges.
Tumores no Sistema Nervoso Central
De acordo com o Inca, no mundo, em termos de incidência, o câncer do sistema nervoso central ocupa a décima terceira posição em homens e a décima sexta posição entre as mulheres.
Para o Brasil, estimam-se 5.870 casos novos de câncer do sistema nervoso central em homens e 5.220 em mulheres, conforme a estimativa do Inca.
Especificamente na região Sul, as estatísticas apontam que tumores no SNC ocupam oitava posição em incidência em homens, sendo 8,63 casos para cada 100 mil habitantes. Em mulheres, é o sétimo mais frequentes com 7,64 casos a cada 100 mil habitantes.
Causas
A doença é causada pelo somatório de alterações adquiridas ao longo do tempo por predisposição genética ou por exposição.
Fatores de risco
Os fatores de risco conhecidos são a exposição à radiação ionizante, deficiência do sistema imunológico, exposições ambientais (arsênio, chumbo e mercúrio), exposições ocupacionais (trabalhadores na indústria petroquímica, de borracha, plástico e gráfica) e obesidade.
Tratamento
De forma geral, a primeira medida de tratamento é cirúrgica, se o tumor for operável. A Neuro Litoral conta com neurocirurgiões e neurologistas experientes para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Conte com nossa equipe.