Qual o malefício por trás da tecnologia? Pouco exercício do cérebro!
A busca de informações e o bombardeio de dados que recebemos involuntariamente colaboram para a falta de memorização. Afinal, não há motivo para memorizar algo quando podemos buscar aquela informação na tela do celular.
O outro fator prejudicial é a dependência da tecnologia. Isso afeta os nossos sentidos e emoções, tornando a nossa memória menos maleável a cada dia.
Você já sabia da influência da tecnologia no cérebro?
Procurar formas de memorizar dados, filtrar as informações e controlar um pouco o uso excessivo das telas é também uma maneira de cuidar da sua saúde mental.
Ser bombardeado de informações e colocar nos dispositivos eletrônicos parte da nossa memória: esse conjunto de ações acaba refletindo no nosso cérebro de uma maneira menos eficiente do que parece. Conforme explica a nossa especialista, a Dra. Juliana Paula Macci, isso acontece porque, ao termos acesso a tantas informações, que disputam a nossa atenção o tempo todo, acabamos perdendo a nossa capacidade de memorizar e guardar dados.
Assim, quando colocamos nos nossos smartphones e computadores boa parte da nossa “memória”, ao guardar números de telefone, senhas e outras coisas do tipo, também acabamos desestimulando nosso cérebro a relembrar, já que podemos consultar tudo isso a um clique.