Você sabia que o estresse é um fator de risco para a saúde cardiovascular? Altos níveis de estresse podem causar palpitações e aumento da pressão, podendo desencadear problemas sérios, como um Acidente Vascular Cerebral, conhecido como AVC.
Além dos efeitos diretos do estresse no coração, a cardiologista da Neuro Litoral, Dra. Vanessa Bordin, aponta que outros recursos acabam sendo utilizados pelas pessoas estressadas, colaborando para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, como o cigarro e a bebida alcoólica.
Um fator que também complica a relação entre o estresse e a saúde do coração é o efeito dos hormônios em pessoas mais velhas. O impacto da adrenalina, por exemplo, pode causar arritmia e aumentar o risco de infarto em idosos.
O estresse pode ter diversas causas, como trabalho, altas demandas, problemas familiares e pessoais. Ainda assim, esse problema não tem um tratamento específico. Por isso, os hábitos saudáveis são os mais importantes para prevenir e amenizar esse quadro.