Uma combinação perigosa para a população brasileira: alimentação inadequada e sedentarismo. A obesidade é considerada uma epidemia global segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, e no Brasil também está crescendo. Hoje, no Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, a endocrinologista da Neuro Litoral, Dra. Roberta Fernandes Franz, explica que a doença crônica está ligada a fatores metabólicos e genéticos, que contribuem com a predisposição ao ganho de peso, e também ao estilo de vida, como uma alimentação pouco equilibrada e a falta de exercícios físicos.
Além disso, a médica reforça que o acompanhamento e o tratamento adequados são essenciais para o controle da doença, que pode desencadear inúmeras complicações de saúde, como o desenvolvimento de Diabetes, doenças cardiovasculares e doenças hepáticas. Além disso, a obesidade pode diminuir a qualidade de vida da pessoa, levando também a problemas psicossociais.
Manter bons hábitos e começar a prática de atividades físicas são passos importantes na mudança de estilo de vida. Mas também é necessário acompanhamento médico para avaliação individual e personalizada. Se quiser saber mais, conte com a nossa equipe!