Antes de diferenciá-los, devemos saber que o neurologista e o neurocirurgião são médicos especialistas que tratam de distúrbios do sistema nervoso central e periférico, que incluem o cérebro, medula espinhal, nervos e músculos.
Basicamente, a diferença entre eles é que o neurologista está inserido no campo clínico e o neurocirurgião no campo cirúrgico. Nesse texto vamos entender melhor sobre as áreas de atuação do médico neurologista e do neurocirurgião.
Onde atuam?
Ambos profissionais, neurologista e neurocirurgião, atuam em problemas relacionados ao sistema nervoso.
O neurologista fica responsável pela parte clínica, por meio de exames clínicos, exames de imagem e exames laboratoriais, sendo capaz de diagnosticar cada caso.
Quando é necessário que seja feita alguma intervenção cirúrgica, o neurocirurgião entra em ação.
O que faz o neurologista?
O médico neurologista é o profissional que possui conhecimento para identificar e tratar doenças relacionadas ao cérebro, medula, nervos e algumas doenças musculares.
É essa especialidade que deve ser procurada em, por exemplo, casos de AVC, epilepsia, convulsões, Alzheimer, doenças neuromusculares, entre outros.
Para melhor diagnóstico e prescrição de um tratamento, o neurologista pode usar de exames de imagem como tomografia, ressonância magnética, punção lombar, eletroencefalograma e outros.
Após a anamnese, exame clínico, exames de imagem e o que mais for necessário, será estabelecido um diagnóstico e plano de tratamento.
Sendo assim, a fim de melhorar o prognóstico do paciente, em alguns casos o neurologista poderá atuar em conjunto com outros profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e também com o neurocirurgião.
O que faz o neurocirurgião?
O neurocirurgião também vai tratar das doenças que afetam o sistema nervoso central e periférico, porém seu foco é a parte cirúrgica.
Ele será responsável por avaliar a real necessidade da realização de procedimentos cirúrgicos em alguns casos e também acompanhar o paciente no pós-operatório.
As principais doenças tratadas pelo neurocirurgião são as patologias na coluna, como hérnias de disco, tumores cerebrais e aneurismas cerebrais.
Qual a diferença entre o neurologista e o neurocirurgião?
Uma das principais diferenças está na formação do profissional. Depois do diploma de medicina, eles passam por residências médicas diferentes.
Assim, embora compartilhem conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, também desenvolvem aptidões específicas – como técnicas de microcirurgia, no caso dos neurocirurgiões.
Como já citado, a diferença desses profissionais também está em sua atuação clínica. O neurologista tem como foco a abordagem clínica dos problemas que vão afetar o sistema nervoso central e periférico.
Já o neurocirurgião possui o foco no tratamento intensivo e cirúrgico dessas regiões.
No entanto, elas não são áreas isoladas. Além de contribuírem em alguns casos, neurologistas e neurocirurgiões também interagem com outras especialidades médicas.
Alguns casos podem ser a Endocrinologia, Neurologia, Oncologia, Otorrinolaringologia e Oftalmologia, entre outras. O objetivo da associação de diversas áreas é sempre ter uma visão completa e global do quadro de saúde de cada paciente.
Para conhecer mais sobre quais doenças são tratadas pela neurologia e agendar uma consulta, clique aqui.
Para saber mais sobre como funciona o trabalho de um neurocirurgião e agendar uma consulta, clique aqui.
Agende uma consulta!
Somos referência em tratamento de cérebro e coluna. Ente em contato e agende sua consulta.